terça-feira, 11 de março de 2014

CAMPEONATO
1/24 CLASSIC 60's
3.ª PROVA
 
Correu-se ontem (2.ª feira) a terceira prova do Campeonato dos Classicos 60's.
Desta vez correram os melhores classificados do Campeonato na 1.ª manga e os restantes na 2.ª manga. A prova foi ainda mais disputada que a 2.ª tinha sido e todos os pilotos presente mostraram evolução significativa no andamente e afinação dos carros.
Da análise dos resultados constata-se que as pistas 3 e 4 são as mais "fáceis", sendo nestas aquelas em que a maioria dos pilotos obtêm os seus melhores desempenhos (em voltas). Ainda se constata que destas duas (3 e 4) a pista 4 é a mais rápida sendo nesta a pista em que a maioria dos pilotos obtem a sua volta mais rápida. No entanto as melhores performances absolutas, pelos pilotos mais rápidos do campeonato, são obtidas normalmente nas pistas 5 e 6 (de mais dificil condução) mas no entanto mais rápidas em absoluto que as anteriores...
Mas voltemos à corrida.

1.ª Manga

Nesta manga alinharam exactamente na mesma ordem da prova anterior e tinhamos como novidade a estreia absoluta do Porsche Carrera 6 do João Completo, em substituição do menos competitivo Lola, com a particularidade do motor para este carro ter sido oferecido pelo seu mais directo concorrente... o Raposo... é assim nos 1/24 do SMR...

Pista 1 - Luis Oliveira - Guia De Tomaso 5L (King Cobra)
Pista 2 - Pedro Reis - Lotus 40
Pista 3 - Artur Oliveira - Porsche Carrera 6
Pista 4 - João Completo - Porsche Carrera 6
Pista 5 - Max - Lola T 70 Spyder
Pista 6 - José Raposo - Lotus 40


Esta primeira parte da prova foi dominada pelo Porsche Carrera 6 do João Completo, que se mostrou ligeiramente superior seus concorrentes. O João fez uma prova excelente na estreia do (bem nascido) Porsche 906, tendo estabelecido novo recorde de voltas totais (267v), ficado com o novo recorde de voltas por calha (46v) e estabelecido a volta mais rápida em 6.453". Não se pense no entanto que foi fácil, pois as diferenças de andamento são mínimas e aqui os erros contam e muito.

A luta pelo 2.º lugar durou até à ultima volta com o Raposo  a ultrapassar o Artur na fase final da prova, tendo ambos concluido empatados em voltas com apenas 9 metros de vantagem para o Raposo.
Também muito pegados andaram o Max e o Pedro Reis tendo acabado nesta ordem com 3 voltas de diferença.
Finalmente o mais "azarado"... o Luis Oliveira que teve de ir à Box por avaria (cerca de 20v) sem o que, pelo andamento demonstrado,  teria estado em luta com o João até ao fim pela vitória.
De salientar que nesta manga, os 3 primeiros pilotos fizeram melhor que o vencedor na prova anterior!!!
Para se perceber melhor o elevado andamento destes pilotos deixamos-vos as voltas mais rápidas e o n.º maximo de voltas por calha:
 - João Completo - 6.453" - 46v
 - Luis Oliveira    - 6.517" - 45v
 - José Raposo     - 6.594" - 45v
 - Artur Oliveira  - 6.651" - 45v
 - Max                  - 6.676" - 44v
 - Pedro Reis       - 6.786" - 44v

 
2.ª Manga
 
Nesta manga alinharam os restantes pilotos inscritos no Campeonato, tendo aparecido como novidades, o Mc Laren Elva (M1a) pilotado pelo Reis e um Ferrari 330P2 conduzido pelo Fonseca.

Pista 1 - Jaime Almeida - Guia De Tomaso 5L (King Cobra)
Pista 2 - Nuno Fonseca - Ferrari 330 P2
Pista 3 - Rui Costa - Lotus 30
Pista 4 - Pedro Estácio - Lotus 30
Pista 5 - Portugal Saraiva - Lotus 40
Pista 6 - António Reis - Mc Laren Elva (M1a)
Esta manga apesar de ligeiramente mais lenta que a primeira, não deixou nada a desejar a esta em termos de competitividade e lutas em pista.
Os mais rápidos em pista eram o Reis e o Fonseca que tiveram durante toda a prova uma luta muto particular (pois ambos os carros eram pertença do segundo) para ver qual carro era o melhor...
Nos finalmentes o Reis venceu a manga (4.º da geral) com o Mc Laren e o Fonseca teve que se contentar com o 2.º posto (7.º da geral).
Os restantes pilotos entretiveram-se numa luta entre si que também só na última calha se resolveu. Assim o Pedro Estácio (9.º da geral) levou de vencida o Rui Costa (por 2 voltas) e este ficou à frente do Portugal por 1 volta, sendo que... todos estes pilotos ficaram acima das 230v, melhorando em muito as suas prestações das provas anteriores.
O Jaime Almeida que na parte inicial da prova andou metido no meio da luta dos anteriores, acabou por perder o comboio devido a dificuldades diversas, mas mesmo assim melhorou a sua prestação da prova anterior.
 
Resultados Finais

nota: os dados indicados a vermelho constituem os recordes da prova. Os dados a verde são as melhores performances de cada piloto.

Pontuação do Campeonato
 


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