REGULAMENTOS



Scaleauto GT 1/24

"Endurance Séries"


 I - Regulamento Técnico
1 – DISPOSIÇÕES GERAIS
a)       O presente Regulamento regulamenta os aspetos técnicos do Campeonato “Scaleauto GT 1/24 – Endurance Séries” organizado pelo SMR em 2016.
b)      O Campeonato disputa-se na classe: Scaleauto 1/24 GT.
c)       Considera-se interdito tudo o que não for expressamente autorizado.
d)      É interdita a reprodução deste Regulamento no todo ou em parte sem a autorização prévia do Slot Model Racing.
2 – MODELOS ADMITIDOS
a)       São apenas admitidos modelos standard de carros de competição comercializados pela SCALEAUTO na escala de 1:24.
b)      São apenas admitidos modelos com chassis standard, incluídos nos modelos da escala 1:24.
3 – CARROÇARIA
As carroçarias são obrigatoriamente as originais dos modelos (ou em kit) e devem conservar todos os seus elementos e características exteriores do modelo original.
a)      São obrigatórias:
                                 i.            as peças interiores dianteiras e traseiras das entradas de ar, extratores, assim como as respetivas redes de proteção.
b)      É permitido:
                                 i.            retirar antenas, escovas limpa vidros e retrovisores.
                               ii.            Substituir as asas traseiras pelas asas em carbono opcionais da SCALEAUTO;
                             iii.            Substituir os vidros originais e a bandeja do piloto pelos respetivos opcionais em lexan da SCALEAUTO.
c)       Não é permitido:
                                 i.            cortar ou alterar os pinos de fixação dos suportes laterais do chassis à carroçaria.
                               ii.            qualquer outra modificação ou subtração de peças à carroçaria que não aquelas expostas neste Regulamento.
                             iii.            A carroçaria, depois de montada, passar para baixo da linha inferior do chassis.
4 – CHASSIS/LASTRO
Os chassis são obrigatoriamente os originais dos modelos standard comercializados pela SCALEAUTO na escala de 1:24.
a)      Por questões de fiabilidade e resistência mecânica, é permitido:
                                 i.            A utilização das peças opcionais em carbono da SCALEAUTO:
a.  Referencia SC-8101C - “H”.
b.  Referencia SC-8104C – Suporte de patilhão.
b)      É ainda permitido
                                 i.            Efetuar os ajustes necessários à correta colocação e oscilação do "H" do chassis.
                               ii.            Efetuar os ajustes necessários à correta colocação e movimentação das partes mecânicas do chassis (motor e eixos).
                             iii.            O livre uso de parafusos, anilhas, limitadores e espaçadores.
c)       Não é permitido:
                                 i.            O uso de ímanes no carro, para além dos do motor.
4.1 Lastro:
d)      É permitido o uso de lastros desde que solidamente fixados.
e)      Lastro colocado no chassis deve estar obrigatoriamente dentro do perímetro do mesmo.
f)        Lastro colado nas abas não pode sobressair na projeção vertical das mesmas.
g)       Lastro de especificação dedicada deve ser aparafusado nos locais específicos à sua colocação.
5 – SUPORTES
a)       Os suportes da carroçaria ao chassis devem ser os originais do modelo.
b)      Os suportes do motor devem ser os originais do modelo.
                                 i.            È permitida a utilização de suportes de motor opcionais (SC-8114; SC-8115; SC-8136 e SC-8137) da SCALEAUTO
c)       Os suportes dos eixos devem ser os originais do modelo. No entanto, por questões de maior facilidade de afinação das alturas, é permitido:
                                 i.            A utilização dos suportes de eixos traseiros reguláveis SC-8121 da SCALEAUTO.
                               ii.            A utilização dos suportes de eixos da frente reguláveis SC-8141 da SCALEAUTO
d)      Não é permitida a utilização de sub-chassis de suporte de eixos e motor (exemplo: SC-8142).
6 – EIXOS
a)       Os eixos são obrigatoriamente os originais do modelo
b)      É, no entanto, permitido por questões de melhor fiabilidade e afinação:
                                 i.            Substituição do eixo traseiro por outro em aço de 3mm diâmetro com comprimento diferente.
                               ii.            Substituição do eixo da frente pelo opcional em carbono (SC-126X) da SCALEAUTO.
7 – CHUMACEIRAS/ROLAMENTOS
a)       As chumaceiras/rolamentos deverão ser as fornecidas com o modelo, ou seja:
                                 i.            Rolamentos com falange nas dimensões de (3 mm x 6 mm).
                               ii.            Chumaceiras de bronze/latão com falange nas dimensões de (3 mm x 6 mm).
8 – TRANSMISSÃO
O sistema de transmissão é obrigatoriamente o de origem do modelo, configurando um sistema mecânico de engrenagens com pinhão e cremalheira e tração traseira.
a)      Não é permitido:
                                 i.            O uso de qualquer outro tipo de pinhão/marca exceto o abaixo indicado.
                               ii.            O uso de qualquer outro tipo de cremalheira/marca, exceto as abaixo indicadas.
                             iii.            O uso de qualquer sistema de travagem para além daquela produzida pelo motor.
8.1 – Pinhão
a)       É obrigatório o uso de pinhão de “10t – 6.5mm diâmetro”, referencia SC-1070 da SCALEAUTO.
b)      É permitido:
                                 i.            O uso dos pinhões equivalentes da “Sloting Plus”, referencia SLP-60106510/ SLP-60206510.
8.2 - Cremalheira
b)      É obrigatório o uso da cremalheira original do modelo, ou qualquer outra referência equivalente da mesma marca.
                                 i.            44 t”, referencia SC-1056 SCALEAUTO.
c)       É, no entanto, permitido:
                                 i.            Opcionalmente a utilização de cremalheiras de “43t” referencia SC-1055 SCALEAUTO ou qualquer outra referencia equivalente de “43t” da mesma marca.
9 – RODAS
9.1 – Rodas da Frente (SCALEAUTO):
a)       Jante: 21mm de diâmetro x 8mm de largura
b)      Composto: HARDCOMP
c)       Roda completa: 24mm diâmetro (mínimo) x 8 mm largura (mínimo).
9.1 – Rodas de trás (SCALEAUTO):
a)       Jante: 21mm de diâmetro x 13mm de largura
b)      Composto: PROCOMP 3
c)       Roda completa: 27mm diâmetro (mínimo) x 13 mm largura (máximo).
10 – PATILHÃO, PATILHAS E CABOS
a)       O patilhão é livre,
b)      A porca de patilhão é livre,
c)       Os cabos de motor são livres,
d)      As patilhas são livres.
11 – MOTOR
O motor é fornecido pela organização, na primeira prova, mediante sorteio. Os motores são medidos, na sua performance, pela organização e só são selecionados os motores idênticos em performance e que correspondam aos padrões de performance (consumo: “Ma” e rotação: “rpm’s”) definidos pelo fabricante.
a)       O motor a usar será o motor idêntico ao que vem montado de origem nos modelos standard:
a.       SCALEAUTO SC-0026 – 22.000 rpm – Endurance.
12 – PESOS E MEDIDAS
12.1 - Peso
a)       O peso mínimo (total) do carro montado é de: 190 g.
12.2 – Medidas
a)       Larguras:
                                 i.            A largura máxima do eixo traseiro não pode exceder a carroçaria e, em nenhuma situação, ser superior a 83mm,
                               ii.            A largura máxima do eixo dianteiro não pode exceder a carroçaria e, em nenhuma situação, ser superior a 80mm,
                             iii.            As rodas completas e montadas nos eixos não podem nunca sobressair da cava da roda, devendo, no máximo, manter-se no alinhamento da carroçaria.
b)      Altura do chassis ao solo (ver figura):
                                 i.            A distância mínima “A” da traseira do chassis à placa de verificação (início da prova) é de: 1,50mm,
                               ii.            A distância mínima “B” da frente da base do chassis à placa de verificação é sempre: 0,80mm,
                             iii.            A distância mínima “A” da traseira do chassis à placa de verificação (final da prova) é de: 1,00mm,
                             iv.            À exceção das rodas e patilhas nenhum outro componente do carro pode tocar o chão.

II - Regulamento Desportivo - Endurance Séries
1 – DISPOSIÇÕES GERAIS
a)       O presente Regulamento regulamenta os aspetos desportivos do Campeonato “Scaleauto GT 1/24 – Endurance Séries” organizado pelo SMR em 2016.
b)      Considera-se interdito tudo o que não for expressamente autorizado.
c)       É interdita a reprodução deste Regulamento no todo ou em parte sem a autorização prévia do Slot Model Racing.
2 – PISTA
O Campeonato disputa-se na pista de madeira do SMR.
3 – INSCRIÇÕES
a)       No Campeonato:
                                 i.            A inscrição no campeonato é 15,00€ por equipa, estando incluído neste valor o fornecimento do motor às equipas.
b)      Nas provas:
                                 i.            A inscrição em cada prova é 25,00€ por equipa.
4 – EQUIPAS
a)       As equipas deverão ser constituídas por dois (2) ou três (3) pilotos.
b)      Os tempos de pilotagem deverão ser divididos pelos pilotos da equipa sendo o:
                                 i.            Máximo - 6 calhas e o
                               ii.            Mínimo - 4 calhas, por piloto.
c)       Um piloto que participe numa equipa durante o campeonato, não o poderá fazer por outra equipa.
5 – DATAS E HORÁRIO DAS PROVAS
a)       As provas são realizadas aos sábados nas seguintes datas:
1.ª prova:       17 setembro
2.ª prova:       8 outubro
3.ª prova:       29 outubro
4.ª prova:       18 novembro
5.ª prova:       10 dezembro
6.ª prova:       7 janeiro (2017)
b)      Os horários para cada uma das provas serão:
Verificações técnicas: 13.00 horas – 13.45 horas.
Inicio da prova: 14.00 horas
c)       Os horários serão escrupulosamente cumpridos pela Direção de Prova (DP).
6 – VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
6.1 – Verificação Técnica inicial:
a)       As equipas devem apresentar os carros à verificação técnica inicial com chassis separado da carroçaria.
b)      Os motores (em posse da organização) são montados na verificação técnica inicial.
c)       Na verificação técnica inicial o chassis e a carroçaria são selados pela organização.
d)      A verificação técnica inicial incide sobre: verificações externas, medidas regulamentares e pesos.
6.2 Verificação técnica final:
e)      No decurso da verificação técnica final as equipas separam o chassis da carroçaria.
f)        Os motores são desmontados na verificação técnica final e entregues à organização.
g)       A verificação técnica final incide sobre: todos os itens regulamentares.
7 – PARQUE FECHADO
a)       Após qualquer Verificação técnica os carros encontram-se sempre em parque fechado.
b)      Não é permitido ao piloto mexer ou retirar o carro do parque fechado, sob pena de desclassificação.
c)       Não é permitido ao piloto mexer no carro após parque fechado, exceto no decurso das calhas durante a prova.
8 – QUALIFICAÇÃO
Nas provas não será feita qualificação.
a)       Na primeira prova:
                                 i.            a ordem de saída das calhas será determinada por sorteio.
b)      Nas provas seguintes:
                                 i.            a ordem de saída será pela ordem da classificação da prova anterior. (1.º: Pista 1; 2.º: Pista 2, etc.)
                               ii.            No caso de a equipa não ter corrido na prova anterior, a ordem de saída será definida aleatoriamente pela organização.
9 - PROVAS
a)       As provas têm a duração de:
                                 i.            240 minutos (12 x 18 minutos por calha) e
                               ii.            2 minutos de intervalo por calha, com
                             iii.            duas rotações: 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2.
b)      Está prevista a utilização de calhas negras.
c)       Os carros são trocados de calha pela organização.
d)      Os autocolantes com identificação das calhas são colocados pela organização.
10 - PISTAGEM
a)       Todos os pilotos são obrigados à pistagem nos locais que lhe forem designados pela organização.
b)      Não é permitido diálogo continuado entre pistadores e pilotos ou vice-versa.
c)       Pilotos e membros de equipa não podem efetuar constantes e insistentes comentários sobre tempos, voltas ou comportamento do carro.
d)      Não é permitido comer, beber, manusear telemóveis ou outros aparelhos eletrónicos.
e)      O pistador deverá manter a sua concentração de forma a desempenhar da melhor maneira possível a sua função.
11 – INTERVALOS ENTRE CALHAS
a)       Os intervalos de calha têm a duração de 2 minutos e a prova recomeça mesmo que não estejam presentes alguns dos pilotos.
b)      Durante os intervalos de calha os pistadores não se podem ausentar do seu local de pistagem.
c)       Durante os intervalos de calha os pistadores não podem mexer nos carros em prova excepto quando solicitado pela organização.
d)      Durante os intervalos de calha os pilotos não podem mexer nos carros.
12 - MANUTENÇÃO
a)       Não é permitido ao piloto mexer no carro nem efetuar reparações ou manutenção nos intervalos de calha.
b)      Na prova, a manutenção ou reparação de elementos só pode ser efetuada em tempo de prova.
c)       Nenhum carro pode arrancar para uma calha com peças de carroçaria em falta. (penalização cumulativa por cada arranque). Nesta situação:
                                 i.            Quando a equipa se encontra a reparar o carro, deve parar de imediato no final da calha.
                               ii.            A equipa só pode retomar a reparação após o inicio da calha seguinte.
d)      Qualquer tipo de reparação ou manutenção nos intervalos é expressamente proibido.
13 – PENALIZAÇÕES
O não cumprimento de qualquer ponto deste Regulamento, implicará as seguintes situações possíveis:
a)       Se qualquer irregularidade for detetada aquando das verificações técnicas, o piloto/equipa terá de repor o veículo de acordo com o estipulado no Regulamento, tendo 5 minutos para regularizar a situação. Se o não conseguir durante esse tempo, terá uma penalização base de 20 voltas. Nesta situação, o carro será recolhido pela organização e só será libertado após a prova/manga ter inicio, devendo sempre a intervenção ser feita em tempo de prova.
b)      Em qualquer ato não conforme com o regulamento detetado durante a prova, o piloto/equipa será penalizado em 20v (acumuláveis) em cada ato.
c)       Se qualquer irregularidade técnica for detetada durante ou no final da prova, o piloto/equipa será penalizado em 20v (acumuláveis) por cada irregularidade.
d)      A reparação ou manutenção do carro durante o intervalo de calha implica penalização de 20v (acumuláveis) por cada irregularidade
e)      Mexer num carro que esteja em parque fechado, implica penalização de 20v (acumuláveis) por cada irregularidade.
f)        Retirar ou alterar um carro que esteja em parque fechado, implica desclassificação.
g)       A falta de qualquer selo (chassis ou carroçaria) no final da prova implica desclassificação.
Relativamente a aspetos não contemplados neste Regulamento, cabe à organização e ao DP (Diretor de Prova) decidir justificadamente em conformidade.

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REGULAMENTO TÉCNICO
CLASSIC 70's - 1/24

1. Disposições Gerais
O presente Regulamento regulamenta os aspectos técnicos e desportivos para o Campeonato Classic 60's do Slot Model Racing.
  É interdita a reprodução deste Regulamento no todo ou em parte sem a autorização prévia da organização. 
        
    
2. Modelos Admitidos
São apenas admitidos  modelos de carros de competição até 1971 que cumpram os critérios estabelecidos neste Regulamento:       
  Carroçarias: Rigidas à escala 1/24 (plastico; fibra etc... não é permitido Lexan e similares).   
  Chassis:Comercializados para 1/24 (Plafit; Schöller; Msc-Scaleauto; etc…) cujo motor assente por cima do chassis.
    .   
       
3.Carroçaria
 Os veículos devem obrigatóriamente montar todos os componentes da carroçaria (kit).   
  Não são permitidas quaisquer modificações  à carroçaria a não ser aquelas expostas neste Regulamento. 
  A carroçaria não pode passar para baixo da linha inferior do chassis.   
  É obrigatória decoração de época.    
  O cockpit devidamente decorado é obrigatório.       
       
4. Chassis e Eixos
  Não são permitidos chassis, cujo motor (visto por baixo do chassis) fique totalmente descoberto.
  Não são permitidos chassis do tipo SLP, SLP2 e similares
  É interdito qualquer aligeiramento do chassis.     
  O lastro no chassis deve estar obrigatóriamente dentro do perímetro do mesmo.  
  Os suportes da carroçaria devem ser itens de produção standard do fabricante mas são livres.  
  O lastro nas abas não pode sobresair das mesmas.   
  É interdito o uso de ímanes no carro, para além dos do motor.   
  As chumaceiras são livres em material, com as dimensões de (3 mm x 6 mm) podendo ser utilizados rolamentos. 
  A distancia entre eixos deve ser a do modelo original reduzida à escala 1/24 com a tolerância de +/- 1mm. 
  Os eixos são livres com 3mm de diâmetro obrigatório.  
  O patilhão é livre mas deve ser obrigatóriamente de produção standard.     
       
5. Chassis - Suportes
  É permitida a modificação do suporte de motor para adaptação dos motores.   
  É interdito qualquer modificação ou aligeiramento do suporte dos eixos e da carroçaria.  
  É permitido efectuar os ajustes necessários à correcta colocação e oscilação do "H" do chassis.  
  É permitido efectuar os ajustes necessários à correcta colocação e movimentação da suspenção. 
  É permitido efectuar os ajustes necessários à correcta colocação e movimentação das partes móveis. 
  A utilização de molas na suspensão é livre, podendo as mesmas ser suprimidas.   
       
6. Transmissão
 Sistema de transmissão obrigatoriamente mecânico, mediante a engrenagem de pinhão e cremalheira, com tracção traseira.
  É interdito o uso de qualquer sistema de travagem para além daquela produzida pelo motor.  
  O pinhão é livre (Pitch 50)   
  As cremalheiras são livres (Pitch 50)     
       
7. Rodas
 As jantes devem ter um diâmetro máximo de 17mm de diâmetro e de produção standard.   
  É obrigatória a montagem dos tampões originais dos kit's nas Jantes.   
  As dimensões das rodas são:    
   - o diâmetro máximo das rodas é: 27,5mm       
   - Trazeira:  23 mm diâmetro (mínimo) x 16 mm largura (máximo)     
   - Frente: 21 mm diâmetro (mínimo) x 8 mm (*) largura (mínimo).     
  (*): A banda de rolamento da roda da frente não pode ser inferior a 6mm.     
       
8. Cabos e patilhas
 Os cabos de motor e as patilhas são livres.       
       
9. Motor
 O Motor deve respeitar integralmente todos os componentes originais, devendo apresentar-se sem qualquer indício de manipulação
  É proibido retirar os autocolantes que ficam por baixo e por cima do motor.  
  Os motores permitidos são os seguintes motores 13'd de caixa grande com máximo de 25.000 rpm/12V.
       
10. Pesos e medidas
 A distância mínima do chassis e motor à placa de verificação (inicio da prova) é de:   1,20 mm   
  A distância mínima do chassis e motor à placa de verificação (final da prova) é de:   1,00 mm  
  A distância mínima da frente do chassis à placa de verificação (inicio e final da prova) é de:   0,80 mm 
  À excepção das rodas e patilhas nenhum outro componente do carro pode tocar o chão.   
  As rodas completas e montadas nos eixos não podem sobressair da cava da roda, devendo manter-se no alinhamento da carroçaria.
  A largura máxima dos eixos não pode, em nenhuma situação, ser superior a: 82 mm  
  O peso mínimo (total) do carro montado é de: 160 g   
  É permitido o uso de lastros desde que solidamente fixados ao chassis.     
       
11. Disposições Finais
Caso algum piloto faça qualquer alteração ao carro: troca de rodas; patilhas; patilhão; etc..., este deverá ser verificado novamente.
  Não é permitida a manutenção nos intervalos de calha.   
  Os carros são trocados de calha pela organização.   
  Os autocolantes com identificação das calhas são colocados pela organização.   
  O não cumprimento de qualquer ponto deste Regulamento, implicará as seguintes situações possíveis: 
       - Se qualquer irregularidade for detectada aquando das verificações técnicas, o piloto terá de repor o veículo de acordo com o estipulado no Regulamento.
       - Se qualquer irregularidade for detectada durante ou no final da prova, o piloto será penalizado em 20v (acumulaveis) em cada uma das irregularidades.
       - Relativamente a aspectos não contemplados neste Regulamento, cabe ao Director de Corrida actuar em conformidade. 
 O Campeonato é composto por 6 provas, nas quais só pontuam os pilotos inscritos no mesmo. Nos termos do ponto 4 do Regulamento Desportivo e para efeitos de pontuação final do, é descontado o pior resultado no final do Campeonato.


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REGULAMENTO TÉCNICO
Sport/Proto/Gt - 1/24
1. Disposições Gerais
O presente Regulamento regulamenta os aspectos técnicos dos Campeonatos Open de 1/24 - 2013.
Os Campeonatos disputam-se nas classes:
 - Sport/Protótipos;
 - GT-Pro;
 - GT-Am
Considera-se interdito tudo o que não for expressamente referido.
É interdita a reprodução deste Regulamento no todo ou em parte sem a autorização prévia da organização.
2. Modelos Admitidos
São apenas admitidos  modelos de carros de competição que cumpram os critérios estabelecidos neste Regulamento:
a) Sport/Protótipos
Carroçarias: - Modelos homologados nas classes de Sport/Prototipos a partir de 1983 (espessura mínima do material da carroçaria 0,020" = +/- 0,5 mm)
Chassis: - Comercializados para modelos à escala de 1/24 (Plafit; Schöller; Momo; etc…)
b) GT-Pro 
Carroçarias:  - Modelos homologados na classe GT1 a GT3 (sómente carroçarias rígidas: plástico; fibra ou resina)
Chassis:  - Comercializados para modelos à escala de 1/24 (Plafit; Schöller; Momo; etc…)
c) GT-Am 
Carroçarias:  - Modelos homologados na classe GT2 e GT3 (sómente carroçarias SCALEAUTO)
Chassis:  - Comercializados para modelos à escala de 1/24 (somente: SCALEAUTO e MSC)
3.Carroçaria
As carroçarias devem conservar todos os seus elementos  e características exteriores do kit ou modelo original.
Não são permitidas quaisquer modificações ou subtração de peças à carroçaria a não ser aquelas expostas neste Regulamento.
A carroçaria não pode passar para baixo da linha inferior do chassis.
É permitido retirar antenas, escovas limpa vidros e retrovisores.
a) Sport/Protótipos
O cockpit com piloto é obrigatório.
Quando aplicável, o cockpit e os vidros originais podem ser substituídos por outros em lexan.
b) GT-Pro 
O cockpit com piloto é obrigatório.
O cockpit e os vidros originais podem ser substituídos por outros em lexan.
c) GT-Am 
É autorizada a substituição de asas traseiras pelas novas referências em carbono da SCALEAUTO.
São obrigatórias as peças interiores dianteiras e traseiras das entradas de ar, assim como as respectivas redes de protecção.
Não é permitido cortar ou alterar os pinos de fixação dos suportes laterais do chassis MSC/SCALEAUTO.
O cockpit e os vidros originais podem ser substituídos pelos respectivos modelos em lexan da SCALEAUTO.
4. Chassis e Eixos
É permitido o uso de lastros desde que solidamente fixados.
O lastro no chassis deve estar obrigatóriamente dentro do perímetro do mesmo.
O lastro de especificação própria deve ser colocado (aparafusado) nos locais dedicados.
Os suportes da carroçaria devem ser itens de produção standard mas são livres.
O lastro nas abas não pode sobresair das mesmas.
É interdito o uso de ímanes no carro, para além dos do motor.
As chumaceiras são livres em material, com as dimensões de (3 mm x 6 mm) podendo ser utilizados rolamentos.
Os eixos são livres em material com 3mm de diâmetro.
O patilhão é livre e a porca de patilhão também é livre.
5. Chassis - Suportes
É permitida a modificação do suporte de motor para adaptação dos motores.
Os suportes dos eixos devem ser itens de produção standard mas são livres.
É permitida a utilização das peças opcionais em carbono dos fabricantes.
É permitido efectuar os ajustes necessários à correcta colocação e oscilação do "H" do chassis.
É permitido efectuar os ajustes necessários à correcta colocação e movimentação da suspenção.
É permitido efectuar os ajustes necessários à correcta colocação e movimentação das partes móveis.
A utilização de molas na suspensão é livre, podendo as mesmas ser suprimidas.
6. Transmissão
Sistema de transmissão obrigatoriamente mecânico, mediante a engrenagem de pinhão e cremalheira, com tracção traseira.
É interdito o uso de qualquer sistema de travagem para além daquela produzida pelo motor.
a) Sport/Protótipos
O pinhão é livre mas deve obrigatóriamente ser de Pitch 50.
As cremalheiras são livres, mas devem ser obrigatóriamente de Pitch 50.
b) GT-Pro 
O pinhão é livre mas deve obrigatóriamente ser de Pitch 50.
As cremalheiras são livres, mas devem ser obrigatóriamente de Pitch 50.
c) GT-Am 
Nos motores SC-0025; 0025b; 0026 - o pinhão deve obrigatoriamente ser de 10t (Pitch 50).
Nos motores SC- 0012 - o pinhão deve obrigatoriamente ser de 9t (Pitch 50).
As cremalheiras permitidas são: 42t, 43t, 44t de Pitch 50.
7. Rodas
As jantes (atrás e à frente)  devem ter um diâmetro  de 19 a 22 mm.
Não é obrigatório o uso de tampões nas Jantes.
As dimensões das rodas são:
 - Trazeira:  24mm diâmetro (minimo) x 16 mm (*) largura (máximo)
 - Frente   : 24mm diâmetro (minimo) x 8 mm (**) largura (mínimo).
(*): 18 mm nos Sport/Protótipos
(**): A banda de rolamento da roda da frente não pode ser inferior a 6mm.
8. Cabos e patilhas
Os cabos de motor e as patilhas são livres.
9. Motor
O Motor deve respeitar integralmente todos os componentes originais, devendo apresentar-se sem qualquer indício de manipulação
Não é permitido retirar os autocolantes do motor.
a) Sport/Protótipos
Só são permitidos motores 13´d de fabricantes de material de slots de grande série, ex: NSR, Slot.it; Avant Slot; Ninco, etc…
Os motores são obrigatóriamente LC - "Long Can" (caixa cravada) sendo a rotação livre.
b) GT-Pro 
Só são permitidos motores 13´d de fabricantes de material de slots de grande série, ex: NSR, Slot.it; Avant Slot; Ninco, etc…
Os motores são obrigatóriamente LC - "Long Can" (caixa cravada) sendo a rotação livre.
c) GT-Am 
Só são permitidos os motores correpondentes às referências:
  - Scaleauto SC-0025, SC-0025B [21,500 rpm] e SC-0026 [22,000 rpm] - (pinhão 10t obrigatório)
  - Scaleauto SC-0012 [25,000 rpm] - (pinhão 9t obrigatório)
  
10. Pesos e medidas
A distância mínima do chassis e motor à placa de verificação (inicio da prova) é de:   1,20 mm
A distância mínima do chassis e motor à placa de verificação (final da prova) é de:   1,00 mm
A distância mínima da frente do chassis à placa de verificação (inicio e final da prova) é de:  0,80 mm
As rodas completas e montadas nos eixos não podem sobressair da cava da roda, devendo manter-se no alinhamento da carroçaria.
À excepção das rodas e patilhas nenhum outro componente do carro pode tocar o chão.
a) Sport/Protótipos
A largura máxima dos eixos não pode exceder a carroçaria e em nenhuma situação, ser superior a: 84 mm.
O peso mínimo (total) do carro montado é de: 175 g.
b) GT-Pro 
A largura máxima dos eixos não pode exceder a carroçaria e em nenhuma situação, ser superior a: 84 mm.
O peso mínimo (total) do carro montado é de: 180 g.
c) GT-Am 
A largura máxima do eixo traseiro não pode exceder a carroçaria e, em nenhuma situação, ser superior a 83mm.
A largura máxima do eixo dianteiro não pode exceder a carroçaria e, em nenhuma situação, ser superior a 80mm.
O peso mínimo (total) do carro montado é de: 190 g.

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REGULAMENTO
DESPORTIVO S.M.R.

1. Disposições Gerais
O presente Regulamento regulamenta os aspetos desportivos dos Campeonatos de 2013.
É interdita a reprodução deste Regulamento no todo ou em parte sem a autorização prévia da Organização.
Considera-se interdito tudo o que não for expressamente referido
2. Pista/Voltagem
 - a definir e comunicado no inicio de cada campeonato -
3. Inscrições/Preços
 - a definir e comunicado no inicio de cada campeonato -
4. Pontuação
No final de cada prova os pilotos serão pontuados do seguinte modo: 1.º -25; 2.º -23; 3.º -21; 4.º -20; 5.º -19; 6.º -18; etc …
Para efeitos de classificação final, contam os resultados: - a definir e comunicado no inicio de cada campeonato -,
Em caso de empate no final do Camponato serão utilizadas as seguintes regras:
    1. Será declarado vencedor o piloto com maior número de vitórias;
    2. Será declarado vencedor o piloto com maior número de segundos lugares;
    3. Será declarado vencedor o piloto com maior número de terceiros lugares;
    4. Será declarado vencedor o piloto que tiver obtido a maior pontuação na prova que não contou para efeitos de classificação final;
    5. Caso o empate persistir, será declarado vencedor o piloto que tiver realizado mais voltas no somatório de todas as provas do campeonato.
Em caso de empate no final de uma prova serão utilizadas as seguintes regras:
    1. Será declarado vencedor o piloto com maior número de voltas por calha;
    2. Será declarado vencedor o piloto com 2.º maior número de voltas por calha; com o 3.º maior número voltas por calha; etc…
    5. Caso o empate persistir, será declarado vencedor o piloto que tiver realizado a volta mais rápida da prova; 2.ª volta mais rápida; etc…
5. Prémios
 - a definir e comunicado no inicio de cada campeonato -
6. Treinos Livres
- a definir e comunicado no inicio de cada campeonato -
7. Horário de Prova
- a definir e comunicado no inicio de cada campeonato -
8. Verificações Técnicas
Na verificação técnica o chassis e a carroçaria são verificados e/ou selados pela organização
A Verificação técnica inicial incide sobre: verificações externas, medidas regulamentares e pesos.
A Verificação técnica final incide sobre: todos os itens regulamentares.
Após a Verificação técnica , os carros encontram-se  em parque fechado.
9. Parque fechado
Não é permitido ao piloto mexer ou retirar o carro do parque fechado, sob pena de desclassificação.
Não é permitido ao piloto mexer no carro após parque fechado, excepto no decurso das calhas durante a prova.
10. Qualificação
A qualificação só se realizará na 1.ª prova do Campeonato.
A qualificação a realizar na 1ª prova ditará a constituição das mangas dessa prova;
Os pilotos que obtiverem os tempos mais baixos serão os primeiros a escolher calha
Para as provas seguintes, as mangas serão constituídas a partir do resultado da classificação do Campeonato:
 - os primeiros classificados escolherão a calha de saída em primeiro lugar,
11. Mangas de Prova
As mangas de provas são definidas pela qualificação ou pela pontuação do campeonato.
Cada Manga de prova tem a duração a definir e comunicada no inicio de cada campeonato, com a seguinte rotação: 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2
Os carros são trocados de calha pela organização.
Os autocolantes com identificação das calhas são colocados pela organização.
No caso de mais de 1 Manga de prova, o intervalo entre as Mangas de prova é de 5 minutos.
12. Pistagem
Todos os pilotos são obrigados à pistagem nos locais que lhe forem designados pela organização.
13. Intervalos Calha
Os intervalos de calha têm a duração de 2 minutos e a prova recomeça mesmo que não estejam presentes alguns dos pilotos.
Durante os intervalos de calha os pistadores não se podem ausentar do seu local de pistagem.
Durante os intervalos de calha os pistadores não podem mexer nos carros em prova excepto quando solicitado pela organização.
Durante os intervalos de calha os pilotos não podem mexer nos carros excepto nas situações previstas neste regulamento.
14. Manutenção
Não é permitido ao piloto mexer no carro nem efectuar reparações ou manutenção nos intervalos de calha.
A manutenção, caso se verifique ser necessária,  poderá ser autorizada pela DP. Nesta situação deve o DP:
 - Informar todos os pilotos que vai ser permitida a manutenção.
Quando determinada, a manutenção deve ser efectuada após a 3.ª calha de cada piloto (meio da prova).
Durante a manutenção só é permitido: limpar rodas, limpar patilhas e olear.
15. Reparações
Só é permitida, após autorização do DP, a reparação de peças de carroçaria durante os intervalos.
Os ailerons e outras peças obrigatórias devem ser coladas durante o intervalo.
Nenhum carro pode arrancar para uma calha com peças de carroçaria em falta. (penalização cumulativa por cada arranque)
Qualquer outro tipo de reparação ou manutenção nos intervalos é expressamente proibido.
16. Penalizações
O não cumprimento de qualquer ponto deste Regulamento, implicará as seguintes situações possíveis:
     - Se qualquer irregularidade for detectada aquando das verificações técnicas, o piloto terá de repor o veículo de acordo com o estipulado no Regulamento.
     - Em qualquer acto não conforme com o regulamento detectado durante a prova, o piloto será penalizado em 20v(*) (acumulaveis) em cada acto.
     - Se qualquer irregularidade técnica for detectada durante ou no final da prova, o piloto será penalizado em 20v(*) (acumulaveis) por cada irregularidade.
     - Retirar, mexer ou alterar um carro que esteja em parque fechado, implica desclassificação.
     - A reparação ou manutenção do carro durante o intervalo de calha implica desclassificação.
     - A falta de qualquer selo (chassis ou carroçaria) no final da prova implica desclassificação.
     - Relativamente a aspectos não contemplados neste Regulamento, cabe à DP decidir justificadamente em conformidade.

(*) - 50v em provas de resistência.

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