terça-feira, 4 de março de 2014

CAMPEONATO
1/24 CLASSIC 60's
2.ª PROVA
Correu-se ontem (2.ª feira) a segunda prova do Campeonato dos Classicos 60's.
Felizmente ontem não havia futebol e assim apareceram 12 pilotos na prova. Desta vez e ao inverso da prova anterior, correram primeiro os pilotos mais atrazados (em pontos) e na segunda manga os mais rápidos.
A prova foi extremamente disputada, talvez a mais disputada em que eu já corri nos 1/24... para se ter uma ideia da "coisa" basta dizer que, por exemplo, na "pista 4" os seis melhores tempos por volta foram todos na casa dos 6,7s e os dois seguintes rodaram em 6,9s... tivemos assim dois terços dos pilotos a rodar abaixo dos 7,0 segundos por volta... Mas voltemos à corrida.

1.ª Manga
 

Nesta manga alinharam:

Pista 1 - Rui Costa - Lotus 30
Pista 2 - Miguel Andrade - Porsche Carrera 6
Pista 3 - Jaime Almeida - Guia De Tomaso 5L (King Cobra)
Pista 4 - Pedro Estácio - Lotus 30
Pista 5 - Nuno Fonseca - Lola T 70 Spyder
Pista 6 - Portugal Saraiva - Lotus 40

 
Esta primeira parte da prova foi inteiramente dominada pelo Porsche Carrera 6 do Miguel Andrade, que se mostrou inalcansável pelos seus concorrentes. O Miguel fez uma corrida muito boa e quase isenta de erros, o que lhe valeu o 4.º lugar da geral (a sómente 13 metros do 3.º) e a volta mais rápida da "pista 4" (6,720s).


O 2.º posto desta manga foi para o Nuno Fonseca e o 3.º posto para o Pedro Estácio. No 4.º posto ficou o Lotus do Portugal que apesar de ainda continuar com o comando DS (que torna os carros dificeis de controlar) tem vindo a melhorar de prova para prova aumentando o seu "score" anterior em 6 voltas. O 5.º posto foi para o Jaime Almeida, que também melhorou muito a sua performance (mais 30 voltas) e finalmente o Rui Costa que, após longa ausência, veio descobrir a pista, testar o carro, afinar o punho... (um DS) o que prejudicou a sua performance.
2.ª Manga


 
Nesta manga alinharam:

Pista 1 - Luis Oliveira - Guia De Tomaso 5L (King Cobra)
Pista 2 - Pedro Reis - Lotus 40
Pista 3 - Artur Oliveira - Porsche Carrera 6
Pista 4 - João Completo - Lola T 70 Spyder
Pista 5 - Max - Lola T 70 Spyder
Pista 6 - José Raposo - Lotus 40

Esta manga foi sem sombra de dúvida uma das mais competitivas até à data no SMR. O vencedor esteve sempre em suspenso até ao final pois os alguns dos pilotos andaram quase toda a prova empatados ou com 1 a 2 voltas de diferença, diferença essa que variava consoantes as pistas em que corriam.

No arranque da prova saiu o Lola T 70 do João Completo na frente seguido de muito perto pelo Raposo, no final da 1,ª calha ia o João na frente. Depois passou o Raposo para a frente com 1 volta de vantagem (2.ª e 3.ª calhas). No final da 4.ª calha estavam de novo empatados em voltas com o João à frente. Na 5.ª calha o João ganhou 1 volta e manteve-a durante a 6.ª calha. Ganhou a prova por 1 volta, ficando ainda com a volta mais rápida da prova em 6.627s (novo recorde).


Não se pense no entanto que a corrida se cingiu a estes dois pilotos, pois os outros andavam sempre a 1/ 2 voltas de diferença. O andamento dos carros é muito similar e o ritmo dos pilotos muito identico.
Nesta prova houve 4 pilotos que ficaram com o recorde de voltas por calha (44 voltas): João; Raposo; Luis Oliveira; Pedro Reis.
Ainda como referido anteriormente 8 pilotos rodaram abaixo dos 7,0 segundos/volta.
De notar ainda que, além da única volta de diferença entre os dois primeiros, os 3.º e 4.º empataram em voltas, bem como o 5.º e o 6.º

Resultados Finais

nota: os dados indicados a vermelho constituem os recordes da prova. Os dados a verde são as melhores performances de cada piloto.

1 comentário: