1/24 WING CAR


3.580"

Novo Recorde na actual pista de madeira instalada no SMR.

Foi na passada 4.ª feira, no decurso de mais uma sessão de testes dos 1/24 "mais potentes" que se chegou ao tempo de referência da actual configuração da pista do SMR.
A par com os "Flexi 16'D" (cujos melhores tempos andaram nos 5.0") e alguns 1/24 Réplicas (cujos melhores tempos andaram na casa dos 6.0") rodaram também alguns "Wing's" que há muito estavam parados na garagem...
O melhor tempo 3.580" foi efectuado pelo Ricardo Completo, regressado às lides slotistas, com um "Wing-Car" do Grupo 7 ou "Livre" (a classe mais rápida em pista), equipado com um bem antigo motor ProSlot Hexagon (um dos primeiros motores de magnetos de Cobalto) de meados dos anos 80's (com cerca de 30 anos de vida!!!) equipado com um induzido ProSlot 26/20. A carroçaria utilizada foi um modelo "Vette" da "Out'i'sight" (O/S).
O carro estava um pouco "curto" e assim tinha muito pouca velocidade de ponta, mesmo assim assinalou as voltas mais rápidas, rodando consistentemente nos 3.59"/3.60".


Ao mesmo tempo também rodava um "Wing" de Grupo 20 (ProSlot - caixa C - magnetos cerâmicos) com uma velhinha carroçaria O/S 006 que conseguiu ficar bem perto com 3.612".


Mas afinal o que são os "wing Cars"...
Este tipo de carros são projectados e executados de modo a percorrer qualquer pista de Slot Racing 1/24 o mais rápido possível, ou seja é chegar aos limites da "fisica"...
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... estes carros não são estéticamente bonitos, mas as carroçarias são feitas sómente a pensar no equilibrio entre o apoio e a sua eficiencia aerodinâmica.
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Há coisas que os Slotistas "normais" não sabem nem sonham sobre estes carros mas... e só a titulo de exemplo, e falando somente nas carroçarias, estas são feitas e afinadas de pista para pista... consoante necessitamos de mais ou menos apoio, tendo em conta que... quanto mais apoio menor é a velocidade de ponta... e acreditem ... nota-se muito a variação da afinação quer do spoiler da frente (diaplane) quer do spoiler traseiro (rear spoiler) bem como do modelo de carroçaria.

Por exemplo, nas célebres pistas tipo "Blue King"... 
... usam-se carroçarias curtas com pouco apoio, pois as curvas são em relevée. Como o relevée permite velocidade maior de curva e quanto maior a velocidade maior o apoio, usam-se carroçarias com menos apoio pois a superior velocidade do carro na pista compensa a diferença de apoio gerada pela carroçaria e ainda tem a vantagem de penalizar menos (aerodinamicamente) o carro em recta.

Ao invés... se estivermos a correr numa pista "Flat" (curvas todas planas)...
... vamos necessitar de mais apoio para curvar mais rápido, aí usamos carroçarias mais compridas, que geram maior força vertical... claro que permite curvar mais rápido mas.... corta bastante a velocidade de ponta... daí a busca do equilibrio !

Depois há os chassis e uma série de condicionantes extra que levam que os testes e ensaios sejam parte do gozo que se obtem nestes carros... que não é mais do que a busca da performance pura, do andar e curvar o mais rápido possivel...
 
 
... ah e os motores também são outra coisa muito "especial"...
 
 
 
... e já agora que tal este Vídeo para ver estes carrinhos a andar?... 
  
 

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