MONTAGEM DE CLÁSSICOS
EM CHASSIS 1/24
EM CHASSIS 1/24
Passo 1 - preparação da carroçaria
Este tipo de carroçarias é normalmente fixa lateralmente no chassis através de "espuma de borracha".
Assim, devem-se colar (com cola de contacto) as espumas (uma em cada lado) na carroçaria.
O carro aqui representado é um Porsche 917 que apesar de não se enquadrar no campeonato serve perfeitamente de exemplo.
Passo 2 - preparação do chassis
Posteriormente medir a distância entre as espumas e afinar as abas laterais do chassis, de modo a que encaixem perfeitamente com uma pressão minima (deve haver um ligeiro escorregamento).
nota 1: neste carro utilizei um chassis "Scaleauto" (aquele que vem nos Porsche GT3, nos Audi, nos BMW Z4, nos SLS etc...) o qual (a exemplo dos GT-Am) é perfeitamente adequado e mais que suficiente para este tipo de carros. A única alteração necessária é a substituição do suporte original de aparafusar na carroçaria por uns suportes PLAFIT (ex: PF-1707) que acho serem os mais adequados a estes carros. (ver foto abaixo)
nota 2: Também poderão usar (há muito quem tenha lá por casa) um chassis Plafit excell que é perfeitamente adequado ou mesmo um Plafit Super 24.
atenção! - o regulamento só autoriza chassis em que a montagem do motor é "sobre" o chassis, não autoriza chassis tipo SLP ou SLP2 (e similares) ou seja chassis que tem "buraco p/motor" e cujo motor fica à face do chassis.
Passo 3 - colagem do chassis à carroçaria
Depois das "abas" do chassis estarem à medida, utiliza-se o mormal método de colagem já descrito no artigo abaixo, ou seja:
a) Coloca-se cola nas espumas, onde vai colar as abas do chassis e deixa-se secar.
b) Coloca-se cola nas abas laterais do chassis, onde vão ser coladas as espumas e deixa-se secar.
c) Depois das colas estarem bem secas, passa-se com diluente celuloso por cima da cola de contacto das superficies a colar. Isto vais permitir que as superficies deslizem até as "afinarmos" colocando exactamente no sitio pretendido (antes da cola começar a secar de novo).
d) Quando comprovarmos que a carroçaria está correctamente posicionada no chassis/rodas, deixar a secar até a cola garantir uma rigidez suficiente para "mexer" na carroçaria (tipicamente de 6 a 8 horas).
b) Coloca-se cola nas abas laterais do chassis, onde vão ser coladas as espumas e deixa-se secar.
c) Depois das colas estarem bem secas, passa-se com diluente celuloso por cima da cola de contacto das superficies a colar. Isto vais permitir que as superficies deslizem até as "afinarmos" colocando exactamente no sitio pretendido (antes da cola começar a secar de novo).
d) Quando comprovarmos que a carroçaria está correctamente posicionada no chassis/rodas, deixar a secar até a cola garantir uma rigidez suficiente para "mexer" na carroçaria (tipicamente de 6 a 8 horas).
Depois... é só pintar, decorar e ir para a pista correr.
---------------------------------------------------------------------------
MONTAGEM DE CARROÇARIAS GT
EM CHASSIS 1/24
Passo 1 - Preparação do chassis (diâmetro das rodas)
Uma das coisas mais importantes na correcta montagem da carroçaria, é saber quais as rodas que se vão utilizar no carro.
Eu normalmente uso rodas de 24mm à frente e 26mm trás.
Assim para a montagem da carroçaria, coloco umas rodas com 25.5mm na frente do carro e com 27.5mm na trazeira deste.
Esta diferença garante-me que após a colagem da carroçaria esta não fica a "roçar" nas rodas.
As rodas são montadas com espaçadores de modo a ficarem um pouco fora das cavas da carroçaria de modo a que esta não fica colada abaixo da medida desejada. (ver foto abaixo:)
Passo 2 - Preparação do chassis (afinação da largura das abas)
Para a correcta afinação da largura das abas do chassis, deve medir-se primeiro a largura interior da carroçaria,
e depois aplicar essa medida na afinação da largura das abas do chassis.
Passo 3 - Preparação do chassis (colagem das espumas de suporte da carroçaria)
Após o chassis estar correctamente "afinado", colam-se as espumas de suporte da carroçaria nas abas laterais do chassis.
Estas espumas devem ser coladas "à face".
As espumas devem ser coladas com cola de contacto, a qual garante uma boa adesão e garante o melhor compromisso entre a rigidez e ao mesmo tempo a necessária flexibilidade (para absorção de choques sem partir).
Após o chassis estar correctamente "afinado", colam-se as espumas de suporte da carroçaria nas abas laterais do chassis.
Estas espumas devem ser coladas "à face".
As espumas devem ser coladas com cola de contacto, a qual garante uma boa adesão e garante o melhor compromisso entre a rigidez e ao mesmo tempo a necessária flexibilidade (para absorção de choques sem partir).
Passo 4 - Colagem da carroçaria ao chassis
Depois das espumas das abas do chassis estarem devidamente coladas (e a cola bem seca)...
Testa-se o encaixe da carroçaria no chassis... para ver se não se fez nenhuma argolada e depois:
a) Coloca-se cola na lateral das espumas, onde vai colar a carroçaria e deixa-se secar.
b) Coloca-se cola nas laterais da carroçaria, onda vão ser coladas as espumas e deixa-se secar.
c) Depois das colas estarem bem secas, passa-se com diluente celuloso por cima da cola de contacto das superficies a colar. Isto vais permitir que as superficies deslizem até as "afinarmos" colocando exactamente no sitio pretendido (antes da cola começar a secar de novo).
d) Quando comprovarmos que a carroçaria está correctamente posicionada no chassis/rodas, deixar a secar até a cola garantir uma rigidez suficiente para "mexer" na carroçaria (tipicamente de 6 a 8 horas).
Depois das espumas das abas do chassis estarem devidamente coladas (e a cola bem seca)...
Testa-se o encaixe da carroçaria no chassis... para ver se não se fez nenhuma argolada e depois:
a) Coloca-se cola na lateral das espumas, onde vai colar a carroçaria e deixa-se secar.
b) Coloca-se cola nas laterais da carroçaria, onda vão ser coladas as espumas e deixa-se secar.
c) Depois das colas estarem bem secas, passa-se com diluente celuloso por cima da cola de contacto das superficies a colar. Isto vais permitir que as superficies deslizem até as "afinarmos" colocando exactamente no sitio pretendido (antes da cola começar a secar de novo).
d) Quando comprovarmos que a carroçaria está correctamente posicionada no chassis/rodas, deixar a secar até a cola garantir uma rigidez suficiente para "mexer" na carroçaria (tipicamente de 6 a 8 horas).
Finalmente o carro depois de montado e "decorado" já em pista:
_____________________________________________________________________________
Olá
ResponderEliminarSou administrador do site Boteco de Autorama (www.botecodeautorama.com.br) e gostei do eu blog. Espero que possamos fazer o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Portugal. Um abraço !
João pensava que processo era algo faço o mas fácil...tenho inclusivamente um chassi pronto para este processo,,havemos de falar,,,,
ResponderEliminar